O prazer da Autópsia


É uma necropsia, também conhecida como autopsia, é um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente. É geralmente realizada por um médico especializado, chamado de legista num local apropriado denominado morgue, ou necrotério.
O termo é controverso. Devido ao prefixo auto, que inicia a palavra, muitos atribuem o significado da palavra autópsia a um exame em si mesmo, julgando incorreto o uso em exames após a morte. Para esses, a palavra necrópsia deve ser utilizada no lugar. Outros alegam que a interpretação do prefixo está errada, devendo ser vista como “a espécie humana realizando um exame em um da sua espécie”. Outros também pregam o uso da palavra necrópsia para exames feitos em animais. Ainda há mais controvérsias em relação à acentuação das duas palavras. Há nove formas em uso atualmente: autopse, autópsia, autopsia, autoscópia, autoscopia, necropse, necrópsia, necropsia e necroscopia

~ por Vodevil em 12 de novembro de 2010.

10 Respostas to “O prazer da Autópsia”

  1. Deixe-me corrigir há diferença entre autopsia e necropsia, a autopsia é realizada quando a causa mortis é natural. E a necropsia quando a morte é criminosa. A autopsia só revela a causa mortis, e a necropsia além da causa mortis, revela o modo e o momento da morte.

    Curtir

  2. Obrigada pela correção… Gostei e vou postar algo sobre isso, corrigindo😉

    Curtir

  3. ola sou formada em necropsia mas acho ki o conteudo da escola ou seja das aulas foi pouco deixou a desejar

    Curtir

  4. Peço desculpa por ter de rectificar essa “rectificação”, mas no âmbito do meu curso, Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (este último nome referente a autópsias/necrópsias), sempre aprendemos que tanto AUTÓPSIA como NECRÓPSIA são uma e a mesma coisa. Somente muda o termo que as procede, como autópsia/necrópsia CLÍNICA ou MÉDICO LEGAL, estes sim, vão definir o âmbito da autópsia em si.

    Curtir

  5. Eu quero ser medica legista mas nao sei que curso ingressar pois nao existe o curso “medicina legal”. Anatomia Patogica Citológica e Tanatológia permitia-me trabalhar numa morgue e fazer autopsias?

    Curtir

  6. vou fazer um post pra te responder

    Curtir

  7. Esse tipo de trabalho só serve pra quem é psicopata ou muito desumano ficar picando pessoas como se fosse carne é algo muito desagradável e me causa repulsa.

    Curtir

  8. Pretendo seguir tal carreira, e não acho que sou psicopata nem nada, apenas gosto de novas descobertas, a um tempo eu tinha prazer em me cortar para descobrir coisas em meu corpo, por que não fazer isso como profissão, ganhar, e descobrir além dos limites que eu descobriria em mim, né não?…😉

    Curtir

  9. Acho muito interessante essa profissão,ser legista não quer dizer que a pessoa seja psicótico e sim muito humano,pois através dessas autopsias,necropsias já houve esclarecimentos de mortes tanto natural como criminal. Parabéns a todos os profissionais dessa área!

    Curtir

  10. Autópsia é quando a morte é natural e necrópsia é quando a morte é criminal.

    Curtir

Deixe sua dúvida, elogio ou crítica e contribua com o blog!

 
